Ouça ao vivo
no ar
Sem Pprogramação
Com Auto DJ

Novos guarda-parques vão fiscalizar florestas protegidas

Programa desenvolvido pela Suzano e Ecofuturo vai formar profissionais na Bahia e em outras unidades da empresa para reforçar a conservação das matas
Novos guarda-parques vão fiscalizar florestas protegidas
20 NOV 2023
09:02

Na Bahia, 10 guarda-parques já estão em fase final de formação. Foto: Divulgação

As unidades florestais destinadas à conservação ambiental, que estão dentro das áreas da Suzano e arredores, vão ganhar um reforço na fiscalização e conservação. A empresa, em parceria com o Instituto Ecofuturo, vai formar 40 guarda-parques em todo o Brasil, 10 dos quais na Bahia. O curso de formação dos profissionais teve início em abril deste ano e será concluído no final de novembro.

De acordo com o setor de Inteligência Patrimonial da Suzano, o curso foi destinado aos trabalhadores de vigilância patrimonial e de prevenção e combate a incêndios. A formação está na fase de finalização, com a apresentação dos Projetos de Intervenção Socioambiental (PIS) pelos participantes, nos dias 23 e 24 de novembro. Após formados, os profissionais vão contribuir com a conservação de áreas naturais e com a proteção da biodiversidade.

Ao todo, o curso de qualificação tem 80 horas de duração e foi desenvolvido em modelo híbrido, parte realizada presencialmente e parte on-line, com amplo conteúdo metodológico e de imersão, valorizando a troca de conhecimento e experiência entre os profissionais.

Os participantes cursaram disciplinas como gestão, pesquisa e biodiversidade, proteção, relacionamento com o entorno e educação ambiental.

A principal função dos guarda-parques é a conservação das áreas protegidas, realizando a fiscalização, manutenção de infraestruturas, prevenção e combate a incêndios florestais, monitoramento, relacionamento com o entorno, apoio a pesquisas científicas, primeiros socorros e demais atividades de proteção à biodiversidade.

"A atuação dos guarda-parques vai além de proteger a natureza, pois eles também são responsáveis pelo atendimento a públicos externos e por fazer com que as pessoas se conectem com a natureza quando realizam visitas em reservas ambientais", afirma o gerente de Inteligência Patrimonial da Suzano, Douglas Guedes.

Sobre a Suzano - A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de 'Renovar a vida a partir da árvore'. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br 


Comentários Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.