Donald J. Trump, 78, foi empossado nesta segunda-feira (20) como o 47º presidente dos Estados Unidos. Em seu discurso de posse, prometeu uma “era de ouro” para o país e anunciou que declarará emergência nacional na fronteira com o México, em uma ação contra a imigração ilegal.
Com críticas veladas ao antecessor Joe Biden, Trump afirmou: “A partir de agora, nosso país florescerá e será respeitado. Não permitiremos que tirem vantagem de nós novamente. Em todos os dias do meu governo, colocarei os EUA em primeiro lugar.”
Trump também relembrou a tentativa de assassinato sofrida durante a campanha e mencionou as acusações judiciais contra ele. “Minha vida foi salva por uma razão. Fui salvo por Deus para tornar a América grande novamente”, declarou, sob aplausos.
No discurso, o presidente reforçou promessas de priorizar a Constituição e os valores religiosos, além de explorar as vastas reservas de gás e petróleo dos EUA. “Voltaremos a ser o país da indústria. Temos algo que ninguém mais tem: as maiores reservas de gás e petróleo do mundo, e nós vamos usá-las”, concluiu.
A posse marca o retorno de Trump à Casa Branca após quatro anos fora do cargo e é vista como um momento divisor na política americana.