No Piauí, a Equatorial Distribuição Piauí informou que o motivo ainda está sendo apurado, mas que há registro de suspensão do fornecimento em cidades de todo o país.
O funcionamento do metrô foi afetado em São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo.
Segundo o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse impactar a produção e distribuição de energia. “Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão”, explica.
Esta reportagem está em atualização.
Veja estados que registraram queda de energia:
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Maranhão
- Pará
- Rio Grande do Norte
- Santa Catarina
Última atualização do Grupo Neoenergia Coelba, responsável pelo fornecimento de energia elétrica na Bahia:
A Neoenergia Coelba esclarece que o restabelecimento das cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) acontece, gradativamente, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Até o momento, 11h, cerca de 30% dos consumidores inicialmente afetados foram normalizados.
Cidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso e parte de Salvador já foram normalizadas.
Mais informações sobre as causas da ocorrência devem ser disponibilizadas pelo ONS.
Por: Vida Diária/RN