Mais de 21 milhões de mulheres foram vítimas de algum tipo de violência no Brasil em 2024, segundo dados do Instituto Patrícia Galvão. Isso equivale a aproximadamente 2.400 casos por hora. O levantamento também revela que, em média, 11 mulheres sofreram feminicídio tentado ou consumado por dia ao longo do ano. Outro dado preocupante mostra que, nos últimos 11 anos, quase 25 mil mulheres foram atingidas por armas de fogo no país — uma média de 190 homicídios por mês.
Como parte da campanha do Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher – a Prefeitura Municipal realizou o evento Papo de Mulher, que teve como tema: “Você sabe reconhecer uma violência? Quem te ensinou a aguentar calada?”
O evento, realizado na Rua Gourmet, contou com uma peça teatral que ilustrava diferentes tipos de violência, afinal, a melhor forma de combatê-la é sabendo identificá-la. Também foi promovida uma palestra sobre como combater e denunciar a violência contra a mulher.
Com lotação máxima, o encontro conseguiu sensibilizar a população e lançar luz sobre um tema ainda pouco discutido. A ação integra a série de medidas adotadas pela gestão municipal com o objetivo de combater todas as formas de violência.