Por: Tatiana Novais / Sucesso FM
Aconteceu na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas- BA, nos dias 25 e 26 de Novembro de 2016 o 2° Fórum sócioambiental – Águas do Rio Itanhém. O evento realizou diversas atividades durante os dois dias e no sábado 26/11 fez o ato simbólico de plantar 100 mudas de plantas no bairro castelinho.
A palestra da noite de abertura ” Recursos Hídricos nas bacias hidrográficas dos rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu ( PIJ)” foi ministrada pela professora da Universidade do Sul da Bahia – UNEB e presidente do comitê das bacias hidrográficas do PIJ, Ana Odália, que declarou em entrevista que a questão da água diz respeito a todos, “se as pessoas em casa contribuírem com um uso consciente da água, não desperdiçarem este recurso, já ajuda muito, são pequenas ações que mudam a realidade atual e é de suma importância que as pessoas que se depararem com alguma degradação do meio ambiente denuncie a secretaria municipal de meio-ambiente ou ao próprio comitê”, Informou Ana Odália.
De acordo com o professor Dirceu Benicá da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, “discutir a questão da água, dos rios, é quase uma redundância, pois nós não vivemos sem água, ela é fonte de vida, sem ela não produção, não há futuro nem há presente. Não basta apenas promovermos debates, é preciso que haja ações concreta em torno desta questão” declarou Dirceu.
Ainda de acordo com Dirceu, o que falta para começar a resolver as questões ambientais é a implementação de politicas públicas que estimulem práticas sustentáveis como a coleta seletiva, plantio de arvores, reflorestamento, isso depende muito da conscientização que deve ser trabalhada nos mais diversos segmentos da comunidade, sem falar na cobrança que precisa haver aos órgãos públicos responsáveis.
Segundo o professor do IFbaiano, Gutto Monzelli,”O Rio Itanhém é o que abastece a região do Extremo Sul baiano, e devemos desde já cuidar dessa nascente pois sem ela não há água para nenhuma dessas cidades, dependemos dessa água para viver” disse Monzelli.
A estudante Lucineide Almeida da escola João Mendonça, disse que o fórum é importante para a conscientização dela e dos colegas, ” Foi muito interessante ter vindo, eu não sabia que a nascente do rio Itanhém era tão pequena, e ela é mãe de Teixeira (como já diz o nosso hino) eu fiquei admirada.